Blog
Blog Tecnogera
gerador title

Quais as diferenças entre motores e geradores elétricos?

Muitas pessoas podem achar que motores e geradores elétricos são o mesmo equipamento, mas esses dispositivos apresentam algumas diferenças fundamentais, embora funcionem de maneira similar. Tanto o motor como o gerador elétrico são equipamentos utilizados para converter energia por meio de indução eletromagnética. A grande diferença entre esses dispositivos é que o gerador converte energia mecânica em eletricidade, enquanto o motor elétrico faz o contrário, e converte energia elétrica em mecânica.

Gerador elétrico

O gerador elétrico começa a funcionar quando se aplica uma quantidade de força para girar seu rotor interno em determinada frequência, criando um campo magnético. Este dispositivo é constituído por dois polos, um positivo e outro negativo, que mantêm uma diferença de potencial entre eles, formando a corrente elétrica. No dia a dia, convivemos com geradores de corrente contínua, como as pilhas e baterias, e de corrente alternada, que é a energia fornecida pelas empresas de eletricidade.

Motor elétrico

A maioria de motores elétricos trabalha a partir da interação entre campos eletromagnéticos. Isso acontece porque o equipamento transforma a tensão da corrente elétrica em magnetismo que, por sua vez, vira energia mecânica nas bobinas e faz girar o rotor. Os motores elétricos servem de base para o funcionamento de vários aparelhos, como liquidificadores, ventiladores, motores de geladeira, entre outros. Geralmente, esses equipamentos trabalham juntos, como quando os geradores são impulsionados por motores à explosão (automóveis), cataventos (geradores eólicos) ou turbinas e rodas d'água (geradores hidrelétricos).