• flag-br
  • flag-esp
  • flag-us

Quanto tempo dura um gerador de energia?

PUBLICADO EM 29/07/2019 Quanto tempo dura um gerador de energia?

Quanto tempo dura um gerador de energia?

Horas, dias, semanas? Entenda como chegar a uma conclusão!

A energia elétrica é indispensável para a sociedade atual, tanto que foram inventados os geradores, equipamentos que podem servir como fontes primárias ou emergenciais de abastecimento, mas você sabe quanto tempo dura um gerador?

O primeiro gerador de que se tem notícia foi desenvolvido no ano de 1831, pelo cientista britânico Michael Faraday, e de lá para cá os equipamentos ganharam espaço no mercado e passaram a fazer parte de nosso cotidiano, embora essa pergunta ainda seja uma incógnita para muitas pessoas.

Vamos descobrir a resposta para essa pergunta da duração e o que influencia na vida útil de cada equipamento.

Quanto tempo dura um gerador de energia em funcionamento?

Depende. Não há como estimar um único valor, já que existem uma série de variáveis envolvidas no processo.

Para ajudar a entender melhor a questão, é possível pensar no funcionamento de um carro. Não há como dizer qual é a distância percorrida por um automóvel, já que é preciso saber qual é o combustível utilizado, o tamanho do tanque, a potência do motor e o tipo de via em que o trajeto será percorrido, entre outros.

Até mesmo dois carros iguais, com as mesmas características, podem ter um desempenho diferente. Se um estiver no trânsito e o outro em uma rodovia de alta velocidade, é certo que o segundo terá um desempenho superior.

No que tange aos geradores de energia, existem detalhes que também devem ser considerados para saber qual é a sua duração. Os principais são os seguintes:

Potência

Para saber quanto tempo dura um gerador, é fundamental entender quais equipamentos e sistemas elétricos ele precisará manter em funcionamento. O cálculo é relativamente simples e sempre deve ser feito antes da escolha do gerador.

O primeiro passo é levantar a potência de cada um dos equipamentos elétricos do local em questão. Isso pode ser verificado em sua etiqueta, no manual ou em plaquetas dispostas em sua estrutura.

Um ponto importante a se destacar é que nos equipamentos com cargas elétricas indutivas, como motores e transformadores, é necessário considerar sua potência de pico, já que eles podem demandar uma potência maior no momento em que seu funcionamento é iniciado.

Nos casos em que a potência de pico não é indicada, pode-se considerar que ela seja 4 vezes a nominal, ou seja, no caso de um motor com 1.250 W de potência nominal, é comum considerar a de pico como 5.000 W.

Depois de verificar a potência necessária em W (Watts), é preciso converter para kVA (kilovoltampere), unidade de medida comumente usada em geradores e no-breaks. Para isso, basta multiplicar a potência por 1,52.

Por fim, para ser capaz de saber quanto tempo dura um gerador, o valor em KVA deve ser multiplicado por 1,3, ou seja, o equipamento terá uma folga de 30% para que possa operar tranquilamente para as aplicações propostas.

Para facilitar o trabalho, você pode optar por uma calculadora de potência de gerador, onde inclusive é possível saber qual é o consumo médio de uma série de aparelhos.

Tamanho do tanque

Assim como acontece em um carro, o tamanho do tanque está diretamente relacionado a quanto tempo dura um gerador, já que quanto maior ele for, mais combustível conseguirá comportar.

O tanque varia de acordo com cada modelo de gerador, mas quando se fala de equipamentos que ficam na faixa de 50 kVA a 150 kVA, a capacidade tende a estar aproximadamente entre 50 e 140 litros.

No caso de geradores maiores, com potências de 150 kVA a 500 kVA, os tanques não costumam ser menores de 200 litros e podem chegar a até 600 litros de acordo com sua capacidade e tamanho.

Combustível utilizado

Ainda em paralelo com o funcionamento de um carro, o combustível diz muito sobre seu funcionamento. Etanol e gasolina são os dois combustíveis mais comuns no Brasil, sendo que o primeiro tem um rendimento menor do que o segundo.

Nos geradores, os combustíveis mais usados são o diesel e a gasolina. O primeiro é utilizado para aplicações industriais e comerciais de grande porte, enquanto a gasolina pode ser usada para aplicações residenciais, que não demandam uma potência tão grande.

Em relação ao desempenho, da mesma maneira que acontece com os automóveis, o rendimento do diesel é melhor que o da gasolina, ou seja, um tanque cheio de diesel resultará em energia por mais tempo do que o mesmo tanque com gasolina, desconsideradas as outras diferenças existentes nos equipamentos e sistemas.

Modos de funcionamento

Em suma, existem dois modos de funcionamento de geradores: emergência e única fonte, o que também possui influência direta sobre quanto tempo dura um gerador.

Os de emergência ficam em “standby” e são acionados apenas em momentos de necessidade, como quando o fornecimento de energia pela rede elétrica tradicional deixa de funcionar. Quando isso acontece, ele entra em ação imediatamente.

Já em relação aos geradores que funcionam como única fonte, não existe (ou não é utilizada) a rede elétrica tradicional, ou seja, todo o abastecimento elétrico naquele local ou situação ficará a cargo do equipamento.

Como se pode supor, equipamentos que funcionam em caráter de emergência apresentam maior autonomia, já que sua necessidade de uso não é tão alta.

Geradores de energia: equipamentos com autonomia variável

Não há como determinar exatamente quanto tempo dura um gerador, pois todas as variáveis citadas anteriormente devem ser analisadas e calculadas para poder determinar sua autonomia com precisão.

O que é importante citar é que, seja qual for a necessidade energética, é possível elaborar um projeto que o atenda integralmente, mesmo que isso demande o uso de vários geradores em conjunto.

Para isso, é fundamental contar com geradores de alta qualidade, que sejam fornecidos por uma empresa experiente e responsável, a qual possa assegurar o perfeito funcionamento dos equipamentos.

A Tecnogera é uma empresa especializada na locação de geradores para todo o Brasil, também presente na América Latina, com soluções ideais para o que você e sua empresa precisam.

Agora que você já entendeu o que está relacionado a quanto tempo dura um gerador e também ficou ciente da importância de equipamentos de qualidade, conte com a Tecnogera para fazer o aluguel de geradores de que precisa!




VOLTAR