Blog
Blog Tecnogera
gerador title

Fan coil, Chiller – Soluções de climatização para amenizar as altas temperaturas

A estação mais quente do ano também coincide com a temporada de férias. Para quem viaja ou para quem curte os dias de folga nas grandes cidades, espaços com atrações para toda família, como shoppings centers, é destino certo.

Além de reunirem opções de entretenimento, alimentação, serviços e compras, estes grandes empreendimentos são verdadeiros refúgios em tempos de altas temperaturas por oferecerem ambientes climatizados e confortável independentemente da temperatura externa.

E para manter temperaturas amenas é necessário a adoção de um sistema muito mais complexo que o ar condicionado como conhecemos. Compostos por:Chillers,Rooftops, Fancoils e diversos acessórios, os resfriadores de água melhoram a eficiência do ar condicionado e climatizam o ambiente, além de manter a umidade do ar na medida certa.

Os Chillers reutilizam a água do ar condicionado, resfriando o volume quente e devolvendo-o gelado para o sistema de climatização e, na sequência, para o ambiente. De forma complementar, os Fancoils produzem a vazão de ar de acordo com a necessidade da aplicação, trabalhando em conjunto com os Chillers em soluções de conforto térmico. Em conjunto com Rooftops, equipamento de ar condicionado para grandes espaços, estes equipamentos permitem perfeito controle térmico do ambiente.

Nos shoppings centers, que são locais com grande fluxo de pessoas e que fazem uso de iluminação artificial, as Soluções de Climatização e Resfriamento ainda favorecem a circulação, filtragem e a renovação do ar.

O uso dos Chillers também torna o sistema de ar condicionado mais eficiente, reduzindo os picos de energia. Entre os benefícios também está um menor gasto energético, custo que impacta significativamente na operação de um estabelecimento do porte de um shopping center. Para se ter uma ideia, os gastos com energia podem representar 45% dos custos condominiais de um shopping center. Desse total, de 50% a 60% são atribuídos ao ar condicionado.

Outra área onde as Soluções de Climatização e Resfriamento têm grande importância éno segmento industrial, principalmente em setores que demandam muita energia para a produção de insumos ou que geram muito calor nas linhas de produção, como fundição, vidro, siderurgia etc. Nesses casos, os Chillers auxiliam no resfriamento de processos permitindo o perfeito funcionamento do parque de máquinas, além do conforto térmico de ambientes adversos, tornando-o os mais saudáveis, o que, por consequência, favorece a produtividade e reduz perdas.

Com o rápido resfriamento do produto, é possível adiantar o processo de embalagem e despacho. Ao encurtar o tempo de produção e da permanência do item em uma linha de produção, é automática a redução de custos operacionais, principalmente com estoque.

Além de shoppings centers e indústrias, as aplicações de Climatização e Resfriamento são muito indicadas em grandes estabelecimentos comerciais, como supermercados, redes varejistas e aeroportos. Mesmo com naturezas e operações diferentes, essas áreas têm em comum o tráfego contínuo de pessoas, que não podem sofrer com o desconforto gerado pelos dias mais quentes.

Como fornecedora de soluções sob medida para clientes dos mais variados segmentos, a Tecnogera investiu na ampliação da oferta de Chillers e hoje conta com uma das maiores e mais modernas frotas desses equipamentos no mercado nacional.

Com atuação em todo Brasil e América Latina a Tecnogera possui equipe altamente especializada com know-how em diversos segmentos, estrutura completa, assistência técnica, atendimento 24 horas por dia e sete dias por semana.