Blog
Blog Tecnogera
gerador title
chiller para refrigeração industrial

Qual modelo e potência recomendada de Chiller para refrigeração industrial?

A locação de Chiller industrial é uma ótima opção para atender as necessidades do negócio e garantir a utilização de um equipamento de qualidade.

O chiller industrial é um ótimo equipamento de grande porte e que entrega a eficiência e os resultados esperados para uma refrigeração de alto nível no ambiente de produção. Em um sistema, este equipamento atua diretamente na circulação da água gelada e entrega alta tecnologia para os mais diversos setores como o de alimentos, químico, minério, metal mecânica e o setor de serviços. 

Todos estes apostam na utilização do chiller industrial para manter o controle eficiente da temperatura do local, variando conforme os modelos e as potências disponíveis no mercado. A locação é uma ótima forma de agregar ainda mais eficiência ao negócio, ao utilizar os benefícios do equipamento sem a necessidade de altos gastos para aquisição ou com manutenção especializada. 

Quer saber mais sobre qual o modelo e a potência recomendadas de chiller industrial para refrigeração do seu ambiente? Continue acompanhando a nossa publicação e descubra! 

O chiller industrial

Este equipamento é uma ótima opção na hora de dimensionar um bom sistema de refrigeração industrial e consegue atender demandas dos mais diversos setores da indústria. O chiller industrial é considerado como de grande porte e proporciona a eficiência necessária na utilização dos recursos de energia elétrica. 

Sua potência é medida em TR, que significa Tonelada de Refrigeração. Cada TR é equivalente ao trabalho de um ar condicionado de 12.000 BTU por hora. Um chiller industrial pode ter as potências variando de 20TR até 4.000TR.

Um chiller não é um equipamento único e compreende quatro componentes básicos para o seu funcionamento, que são: 

  • O compressor;
  • O condensador;
  • O dispositivo de expansão;
  • E o evaporador.

O chiller utiliza a água gelada além do fluido refrigerante e consegue entregar ótimos resultados em grandes ambientes. A temperatura média da água é de 12ºC, podendo ser mais baixa quando utilizada em conjunto com outros aditivos. No seu funcionamento, inicialmente o fluido refrigerante passa para a válvula de expansão, introduzindo um gás e permitindo uma troca de calor com o líquido que passa na serpentina. 

O fluido refrigerante sai do evaporador e entra no compressor como um gás frio, se transformando em gás quente ao final do processo. Este gás sai e é resfriado pela água no condensador, virando um líquido novamente. Assim, ao final do processo a torre de resfriamento espalha o ar frio pelo ambiente de forma eficiente. 

Os diferentes tipos de chiller de acordo com a sua potência e modelo

Os chillers ainda podem variar conforme o tipo do compressor e o tipo de condensação utilizada, sendo a água ou a ar. O compressor pode variar conforme a sua tecnologia, sendo os tipos divididos entre os de Parafuso, os Centrífugos e os do tipo Scroll. A utilização de cada uma dessas variações depende do cenário e da capacidade de instalação do local, além do montante disponibilizado para o investimento inicial e a periodicidade de manutenção. Os três tipos estão dispostos também de acordo com a variação de condensação do chiller. 

Os chillers de condensação a água

Os chillers de condensação a água são considerados como muito versáteis e econômicos, funcionando de forma silenciosa e sem a presença de ruídos que atrapalham o ambiente. Assim, locais onde esse controle é importante costumam apostar mais nessa opção. Outro ponto importante é que os compressores utilizados são os centrífugos ou os de parafuso. 

Os compressores de parafuso conseguem entregar uma potência que varia de 100TR até 600TR em média. Os compressores centrífugos variam a sua potência de 300TR até 2.000TR em média, sendo considerados mais econômicos com eficiências de até 20% menos no consumo de energia. Possuem também um custo maior de investimento inicial, um ponto importante para análise antes da decisão. 

Geralmente são utilizados em hospitais, ambiente onde é necessário um controle eficiente de temperatura, com pouca manutenção e baixo nível de ruído do equipamento. 

Os chillers de condensação a ar

Já os chillers de condensação a ar são equipamentos considerados de grande durabilidade, aplicados em larga escala para sistemas de refrigeração industrial diversos. Um ponto importante é a sua manutenção mais simples, com menos partes móveis que exijam uma preocupação por parte do negócio. Variam nos compressores, tendo modelos de Scroll e de Parafuso. 

Os compressores de Parafuso variam a sua potência indo de 100TR até 350TR em média. Já os compressores do tipo Scroll variam a potência de 12TR até 150TR. O primeiro modelo é considerado como mais robusto, sendo amplamente empregados como um chiller industrial. 

Geralmente são utilizados em diversos cenários industriais, onde existe um espaço maior para a instalação e o ruído não é um fator decisivo na hora da escolha do equipamento. Outro ponto importante é que costumam ser mais resistentes devido a sua estrutura mais forte quando comparado ao modelo de condensação a água. 

Os chillers de absorção

Este equipamento não tem muita aplicação no país o que explica a falta de mão de obra especializada e poucas peças de reposição disponíveis. O seu principal ponto de diferença é ser alimentado por calor por meio da queima direta de combustível. A combustão influencia no seu tipo, sendo os modelos divididos entre os de queima direta e os de queima indireta. 

Os de queima direta adquirem o calor a partir da queima de algum combustível como o gás natural. Já tipo de queima indireta funciona a partir do aquecimento de vapor de água ou até água corrente. A principal característica é o baixo consumo energético, sendo de até 10% a menos quando comparado com os outros modelos de chillers disponíveis no mercado. A aplicação deste modelo é diversa, mesmo não sendo muito comum no mercado brasileiro. 

Saiba mais! 

Conhecer os diferentes tipos de chiller industrial é uma ótima forma de entender os benefícios deste equipamento para os mais diversos cenários, garantindo um controle de temperatura ideal para cada negócio. Com um consumo eficiente de energia elétrica, é ideal para aplicação em grandes ambientes e possui potência que varia de acordo com o tipo de tecnologia escolhida para o compressor. 

A locação do chiller industrial é uma ótima forma de otimizar ainda mais os investimentos com este equipamento, principalmente quando se pode contar com um parceiro de confiança como a Tecnogera. 

Entre em contato com o time de atendimento da Tecnogera e saiba mais!