Blog
Blog Tecnogera
gerador title

Conheça as vantagens do uso de geradores para as pequenas e médias empresas

Equipamento também pode ser usado em companhias de menor porte e oferecer bons resultados

Quando se fala sobre um gerador de energia elétrica, a ideia que pode vir à mente é daqueles equipamentos de grande porte, que abastecem shopping centers, hipermercados, hospitais, universidades e outros espaços similares.

A definição não está errada, mas um ponto interessante e que merece ser destacado é que companhias menores, de pequeno e médio porte, também podem utilizar tais sistemas e se beneficiar grandemente da decisão.

Conheça os motivos que farão amadurecer a ideia de ter um gerador em seu negócio e deixarão claro como esse plano merece sair do papel e ser colocado em prática!

Por que usar um gerador de energia elétrica em empresas de pequeno e médio porte?

Porque seu uso não é restritivo às grandes empresas, diferente do que se pode pensar. A adoção por estas é comum, mas os benefícios também podem ser vivenciados por aquelas de menor porte.

Os principais motivos que fazem com que tais empresas também invistam nos geradores de energia são os seguintes:

Funcionamento ininterrupto do estabelecimento

Essa é, provavelmente, a característica mais lembrada quando se fala sobre um gerador, embora seja importante destacar o quão positivo isso pode ser para qualquer negócio

Para os que atuam em horários comerciais ou um pouco mais extensos, há momentos em que a procura dos clientes se intensifica, o que varia de acordo com cada empresa, e perder vendas ou serviços durante esse horário pode ter sérias consequências.

Para as que atuam 24 horas por dia, como farmácias, mercados, lanchonetes e afins, esse é um diferencial e tanto em relação às outras empresas do mesmo segmento, mas há que se ressaltar que as madrugadas estão entre os principais horários de manutenção de redes de distribuição elétrica.

Logo, independentemente de qual seja o horário de funcionamento, o gerador de energia elétrica permite que ele seja cumprido integralmente e sem prejuízos à funcionalidade do negócio.

Conservação de produtos

Certos alimentos precisam ser armazenados em ambientes refrigerados, enquanto outros demandam estufas aquecidas. Um processo similar acontece com determinados medicamentos, já que alguns precisam ser mantidos em temperaturas resfriadas.

Para que isso seja possível, é necessário haver energia elétrica para que os equipamentos possam ficar ligados, e qualquer interrupção no fornecimento, mesmo que seja temporária, pode colocar sua validade e qualidade a perder.

Esse é um risco que nem sempre é considerado pelas empresas, mas o investimento em energia temporária e climatização para indústrias alimentícias vale muito a pena, já que o prejuízo e desperdício causados pela ausência do equipamento podem ser bem grandes.

De acordo com o porte da empresa e a quantidade de produtos que precisam ficar em condições especiais de temperatura, pode ser necessário recorrer a um gerador de pequeno porte, mas cuja atuação fará toda a diferença.

Energia estável em regiões de fornecimento precário

Ter uma rede elétrica à disposição não necessariamente significa que ela é de boa qualidade, já que a instabilidade do sistema pode ser um problema sério às empresas.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), o nível satisfatório de qualidade ao considerar a Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC) de 2011 a 2017 teve uma média de 52,97% no Brasil, o que é um indicador bem baixo.

Além disso, durante o período analisado no estudo, todas as unidades consumidoras apresentaram quedas de energia, o que significa que nenhuma região está livre de passar por esse tipo de problema.

Ainda assim, algumas regiões apresentam maior precarização do que outras, em especial aquelas distantes dos grandes centros e com menor população. Para que as empresas não fiquem à mercê de um fornecimento instável e de baixa qualidade, vale a pena investir em um gerador de energia elétrica.

Dessa forma, quando houver algum tipo de problema com a distribuição de energia elétrica, o que deve acontecer cedo ou tarde, a companhia estará preparada e não sentirá os prejuízos funcionais, técnicos e financeiros decorrentes da situação.

Economia em horários de ponta

Pode ser que você nunca tenha ouvido falar sobre o assunto, mas ele já deve ter influenciado o valor da sua conta de energia elétrica. Existem os chamados horários de ponta (ou de pico), que resultam na cobrança de tarifas mais elevadas em determinados períodos do dia.

O nome vem devido ao pico do uso de energia elétrica, que ocorre pelo fato de que um maior número de pessoas utiliza a rede de distribuição em dado horário, que no Brasil costuma estar entre 17h e 21h, embora possa variar.

Se a sua empresa operar nos horários de ponta (o que provavelmente ocorre), mesmo que temporariamente, o resultado pode ser um aumento considerável na fatura de energia elétrica, o que, por sua vez, tem o potencial de desequilibrar as finanças.

Quanto maior for o uso de energia elétrica durante o período, maior tende a ser a diferença na fatura, a ponto de valer a pena utilizar um gerador de energia elétrica para deixar de depender da rede de distribuição enquanto a fatura é mais elevada.

Como isso não trará nenhum tipo de prejuízo funcional ao negócio, vale a pena fazer o investimento o quanto antes.

Investimento que cabe no orçamento

Por último na lista, mas não menos importante, há que se destacar o investimento necessário para poder contar com um gerador de energia elétrica, que é pequeno e compatível com o orçamento de empresas de pequeno e médio porte.

Ao invés de adquirir o equipamento, o que demanda um investimento mais salgado, vale a pena optar pelo aluguel de geradores, cuja entrega, instalação e manutenção preventiva e corretiva ficam a cargo da locadora.

Isso permite que companhias consigam colocar o valor em seu orçamento, minimizando os prejuízos causados pela falta de energia e, assim, desfrutando de todos os benefícios proporcionados pelo equipamento.

Geradores de energia elétrica também são indicados para empresas de pequeno e médio porte!

Da mesma forma que existe a necessidade de contar com um fornecimento de energia confiável e econômico nas grandes empresas, o mesmo se aplica às de pequeno e médio porte, que podem oferecer bons diferenciais competitivos em relação à concorrência.

Seja qual for o segmento da empresa, a energia elétrica é indispensável para o desempenho de suas operações, o que coloca o gerador como um equipamento fundamental para seu sucesso.

Agora que você já pôde desconstruir a ideia de que o gerador de energia elétrica é viável apenas aos grandes players, considere a locação de um equipamento personalizado para suas necessidades e comprove como a decisão é capaz de trazer ainda mais benefícios do que poderia imaginar!