Blog
Blog Tecnogera
gerador title
apagão

Saiba quais são as principais causas de um apagão e como prevenir

Ter um gerador de energia ainda é uma das melhores formas de prevenção contra um apagão

O apagão é uma situação danosa para a sociedade, principalmente com a evolução da tecnologia e com o aumento de soluções que utilizam a eletricidade para o seu funcionamento. Um gerador de energia é uma ótima saída para garantir o fornecimento de energia elétrica e a operação correta de máquinas, equipamentos e dispositivos. 

Mesmo ocorrendo regularmente no cenário brasileiro, não pode ser considerado como algo normal ou até mesmo comum para os consumidores de qualquer lugar do Brasil. Recentemente um apagão deixou o estado do Amapá totalmente sem energia durante diversos dias, gerando problemas sociais e econômicos para todos. Assim, é importante estar preparado e realizar os investimentos corretos para evitar qualquer tipo de problema como um apagão. 

Quer saber mais sobre as principais causas de um apagão e medidas para prevenir o seu acontecimento, como utilizar um gerador de energia? Continue acompanhando a nossa publicação e descubra! 

As principais causas de um apagão

O acesso fácil à energia elétrica pode começar a banalizar o seu uso, considerada como algo simples e que pode ser gerada de forma ágil em qualquer local. A realidade mostra que não é bem assim, mesmo com o avanço nas formas de geração de eletricidade e no aumento do fornecimento para diversos tipos de clientes. 

Tudo começa em algum local de geração – podendo ser uma usina hidroelétrica, usina termoelétrica ou até alguma fonte de geração de energia sustentável, como a eólica ou fotovoltaica. Todos estes quatro exemplos utilizam alguma fonte de energia como a mecânica, uma fonte de combustível, os ventos ou até o sol para gerar energia elétrica. 

No exemplo das hidroelétricas e termoelétricas, estas ainda ficam em locais distantes devido a grande estrutura necessária para que a eletricidade seja gerada. Assim, ainda dependem de redes de transmissão que costumam ser extensas e contam com diversos elementos ao longo da cadeia para que a energia elétrica seja entregue com qualidade ao consumidor. 

Acidentes, falhas ou situações adversas que podem ocorrer

Com as redes de transmissão sendo na sua maioria extensas, algum tipo de acidente ou situação adversa como uma queda de uma árvore pode ser o gatilho inicial de um apagão. Conforme eventos climáticos ocorrem, estes podem afetar ainda mais o sistema de transmissão como um todo, causando falhas ocasionais se tornem ainda mais recorrentes. 

Isso exige o desenvolvimento de tecnologias de transmissão e de monitoramento para garantir o fornecimento adequado de energia elétrica para os consumidores. Uma boa telemetria, juntamente com uma central de processamento e o entendimento do sistema como um todo, pode entregar um monitoramento mais eficiente da qualidade da rede. 

No Brasil, um cenário que vem se desenvolvendo ao longo do tempo é a sobrecarga no consumo de energia elétrica, prejudicando o sistema como um todo e tornando-o ineficiente. O desperdício no país ainda é um assunto sério, principalmente devido a sua extensão territorial e até a máquinas e equipamentos com um longo período de utilização ou antigos.

Como prevenir ou mitigar um apagão

Um bom exemplo de como os apagões são difíceis de prever é a partir do que ocorreu no estado do Amapá. Um incêndio numa subestação em Macapá atingiu três transformadores do local, danificando totalmente um deles e atingindo outros dois que eram utilizados no fornecimento de eletricidade para o estado. 

Um incêndio pode ser algo fora de controle, mas existem sim ações e estudos que podem auxiliar na hora da prevenção ao acontecimento de algum tipo de apagão. No caso do estado do Amapá ainda não se sabe a falha inicial, mas já foram descartadas causas como raios ou a chuva forte que atingiu a cidade no momento do incêndio. 

Outras fontes podem auxiliar neste sentido

Outras fontes de energia elétrica podem ser uma das saídas na hora de garantir um bom fornecimento de eletricidade para a residência e até para locais com uma demanda maior. A fonte solar é um ótimo exemplo de estrutura de contorno que pode suprir diversos tipos de ambientes caso ocorra alguma queda no fornecimento da concessionária local. 

A energia eólica também pode ser usada para a criação de outras formas de geração e fornecimento de energia elétrica para diversos tipos de locais e ambientes. Além disso, existem ainda soluções a partir de um dimensionamento correto do local que aplicam tanto estas fontes quanto outras fontes como um gerador de energia. 

O gerador é saída ideal para garantir fornecimento

O gerador de energia elétrica é uma das melhores opções na hora de garantir o fornecimento de energia elétrica, uma vez que pode ser dimensionado de acordo com a necessidade do local. Este tipo de estudo é ideal para definir o melhor equipamento, o local de instalação e até a capacidade máxima. 

Esses equipamentos ainda podem ser utilizados por longas durações ou sob demanda, somente caso ocorra algum tipo de queda ou falha no fornecimento pela concessionária local. Cria-se um sistema combinado de eletricidade que integra as fontes comuns e utilizadas normalmente além de outras soluções, como o gerador de energia. 

Este tipo de aplicação ainda permite que o sistema se prepare para algum tipo de falha ocasional ou até realize estudos de custos da eletricidade em horário de pico. Caso a concessionária local tenha tarifas diferentes de acordo com o horário ou com a demanda, o gerador de energia pode ser ativado fazendo com que o negócio tenha ainda mais eficiência na utilização deste recurso. 

Assim, o gerador de energia demonstra a sua importância como uma ótima forma de prevenir ou mitigar os efeitos, caso ocorra algum tipo de apagão ou falha no fornecimento de eletricidade. 

Saiba mais! 

Um apagão é uma situação muito danosa para a sociedade, fazendo com que prejuízos financeiros e materiais possam vir a ocorrer e até prejudicando a prestação de serviços importantes como no caso dos hospitais. Assim, é importante entender as principais causas e as melhores formas de mitigar ou prevenir o seu acontecimento. 

Continue acompanhando as publicações no blog da Tecnogera e saiba mais sobre essas e outras dicas para ter o melhor fornecimento de energia elétrica!